sábado, 29 de setembro de 2018

OITO FOTÓGRAFOS NA SERRA DE FIGUEIRA

Vai ser já no próximo dia 5 de Outubro, que partindo do Porto um grupo de sete amigos aceitaram este meu desafio para percorrer em três dias uma pequena parcela do território de Mogadouro, com o propósito de fotografar e prepararmos o "FEST PHOTO CAMP" de Junho de 2019. Na próxima Sexta-feira, a meio da manhã, rumaremos, a iniciar o percurso previsto, à Serra de Figueira.

Altitude: 918 metros

Figueira é o nome desta montanha na serra de Mogadouro. A montanha encontra-se muito perto da cidade de Mogadouro, apenas 3 quilómetros para sudoeste, o que a converte num miradouro com uma vista privilegiada sobre a cidade.
Esta elevação atinge uma altitude máxima de 918 metros e tem uma proeminência topográfica de 159 metros, o que faz dela a 181ª mais alta de Portugal Continental e a 127ª mais proeminente.
O cume da montanha é constituído por uma crista rochosa que se estende de nordeste a sudoeste. Na parte nordeste do cume foi construída uma torre de vigia de incêndios e colocadas algumas antenas de comunicação. Na zona mais a sudoeste existe uma capela à qual se pode chegar por um estradão de terra. Perto da capela existem algumas paredes rochosas com vias equipadas para escalada. A crista rochosa que forma a serra da Figueira prolonga-se para nordeste para a serra de Zava que não é mais que um prolongamento da Figueira e que atinge 857 metros de altitude.
Desde o topo da serra da Figueira podemos observar os cumes de Variz, Srª da Assunção, Vilar de Rei e Gajope na serra de Mogadouro e as serras do Reboredo, Bornes, e Nogueira,  bem como o planalto mirandês e a cidade de Mogadouro.

Depois, serão várias as visitas à região; mas isso fica para contar mais tarde, talvez só depois da realização do "FEST PHOTO CAMP - 2019"




Sem comentários: