domingo, 16 de setembro de 2018

CONVOCATÓRIA - "UMA CADEIRA NO CAMPO"

Uma Cadeira no Campo

Este projecto fotográfico, era inicialmente para realização exclusiva do proponente; mas, após três anos de maturação e as poucas fotografias realizadas com apenas um olhar que se tornava muito repetitivo e monótono devido à escassez de meios e alguma saturação, fizeram-me concluir que o conjunto fotográfico final ficaria muito mais rico e interessante, se escolhesse e desafiasse alguns dos meus amigos fotógrafos a contribuírem com a sua interpretação do tema e colocação do objecto proposto em outros cenários.

Objecto – A Cadeira.

O objecto constante, é o antigo modelo de cadeira de praia desdobrável, em madeira e lona, vulgarmente apelidada de “cadeira de realizador”, mas que difere desta, porque os braços não são rebatíveis e o seu design é menos elegante. Era a cadeira que os nossos avós tinham ao dispor nos anos 50, quando iam a banhos.

É pois este modelo de cadeira, que utilizaremos nos nossos trabalhos.
Fotografem-na vazia, com gente à volta, muita ou pouca, com alguém sentado ou de pé a seu lado, com a cadeira fechada ou aberta, caída ou de pernas para o ar… Não interessa; ou antes, interessa muito, porque é a vossa composição, o vosso trabalho, a imagem final e a vossa criatividade que ficará impressa no papel e na nossa memória.
E sim. Tens liberdade total para criares as dez (10) fotografias que te solicito. Todas no campo ou no jardim, mas evita incluir edifícios na composição. Se desejares construir uma série, uma história, podes fazê-lo; mas não é obrigatório. 
Varia os cenários, se for essa a tua intenção. O trabalho é só teu e não está sujeito a selecção.
Eu preferia que os trabalhos fossem a preto e branco, mas se a tua opção for a cores, respeitarei a tua escolha.
Tenho quatro (4) cadeiras disponíveis para empréstimo, e só tens que marcar a data em que a queres requisitar e o tempo que pretendes tê-la em teu poder. Também podes utilizar mais que uma, e tens a possibilidade de fazer mais que uma temporada, se achares que isso é necessário para o teu projecto.
As cadeiras e lona são em preto.

Data final para apresentação dos trabalhos.

Há duas datas limite. Uma, para a entrega dos ficheiros destinados à edição de um livro;
26 de Abril de 2019.

A outra, para a apresentação das fotografias impressas no formato 20X30 com colagem em PVC de 03mm, a:
03 de Junho de 2019.

“Fest Photo Camp”.

Nesta actividade a realizar em Junho de 2019, faremos uma exposição/instalação das fotografias dos participantes.
No dia 22 de Junho – Sábado, recriaremos em um único cenário, este projecto fotográfico, onde apenas 10 participantes no evento poderão fotografar a cadeira e um modelo contratado.
A inscrição nesta sessão fotográfica é obrigatória e o custo de participação é de 50,00€.
Cada um dos participantes terá que ceder duas fotografias à sua escolha, ao modelo fotografado, e ceder direitos para a apresentação no seu portefólio.
Das fotografias realizadas, a organização do “Fest Photo Camp” e o fotógrafo participante escolherão uma para ser impressa e fazer parte da exposição colectiva que terá lugar em 2019 em local a designar.

Foto: Luis Raposo - 1972



Sem comentários: