segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Película Fortepan

Formato 35mm com ISO 100 a um preço muito convidativo.
Em Portugal, este filme está a ser comercializado pela firma Niobo que se apresenta desta forma:
A Niobo foi fundada por dois entusiastas da fotografia. Após uma busca intensiva das opções existentes no mercado, constatámos a reduzida oferta de acessórios básicos para melhorar a qualidade das fotografias, sem para isso necessitar de efectuar grandes investimentos. Infelizmente a maioria do equipamento no mercado é especialmente concebida para fotógrafos profissionais, e, por conseguinte, bastante dispendioso. Neste sentido surgiu a Niobo Lda. em finais de 2006.
Sobre a qualidade da película: ... "os primeiros rolos de fortepan que fiz, com já disse em outros posts, foram em iso 80. certa vez li um artigo do professor enio leite, da escola focus, sobre o iso correto do fortepan ser 80 e não 100. além disso, conversando com o sidney, do labextra, fiquei sabendo que o filmezinho húngaro tem uma certa deficiência nas baixas luzes quando revelado com d-76. então, parti de cara com iso 80." Ler O Artigo completo em:
Ainda +
... "engraçado que o filme, apesar da incrível falta de capacidade em reproduzir duas vezes o mesmo resultado, me deu imagens que gostei muito, princpipalmente pelo look antigo que ele tem. é complicado explicar, mas ele trabalha o contraste como filmes antigos fazem - até mesmo porque sua emulsão, tecnologicamente falando, é bem velha. ele não dá o mesmo contraste linear que dá um hp5, por exemplo. tem baixas luzes muito densas, uma grande fidelidade nas médias (principalmente media baixa) e reproduz muito bem as altas. é um filme extremamente estranho. e, talvez por isso que eu tenha gostado. o grão, por ser iso 100, é grande. mas, não chega a ser maior do que um pb iso 400. é apenas maior que um iso 100 convencional/moderno."
Em:
.
Estou tentado a ensaiar este filme, mas como o valor de transporte é caro, fica aqui o convite para o pessoal do Porto que queira partilhar o custo. Basta incluir um comentário com essa indicação.

Sem comentários: