terça-feira, 21 de outubro de 2008

Atributos

Fui surpreendido com uma pequena referência a este espaço, a propósito do texto do Miguel Esteves Cardoso, colocado aqui em baixo. Gostei. Toda a gente gosta que se referencie o seu trabalho, pois não estamos livres de vaidades... Mas a propósito disso, do texto publicado, claro, é altura de esclarecer algumas coisas:
- O texto está aqui, porque gosto do texto. O Miguel tem uma forma de escrever, dizendo as coisas, que me agrada. Depois, fala do norte que é a minha casa. É a minha casa desde há muitos anos...
- Eu não sou do Norte e também não sou do Sul. Sou do Ribatejo.
E aqui dou, uma vez mais, razão ao autor. Não há gente do Sul e quando aqui por estas bandas se nos referem, é de forma depreciativa e ignorante. Somos "Mouros"...
Mas o Norte é rude e bruto. O Norte é agreste, violento e intransigente... O Norte é Norte com bom e mau, igual ao Centro e ao Sul. E o Norte, é também mesquinho; tem os defeitos de todos os outros e as virtudes de outros tantos... Mas o Norte é nobre, lutador, resistente...
Sem o Norte, não havia Portugal.
- Com o texto que aqui me trás, não pretendo fazer apologia da descentralização, da regionalização, ou de outra treta qualquer. Estou-me cagando para a regionalização, estou-me cagando para as lutas intestinas da classe dominante e dos aspirantes ao poder. Passo muito bem sem qualquer um deles.
- E, sobretudo, Tenho saudades da K
Às gentes do Norte, o meu agradecimento por me aturarem.

1 comentário:

José Fernando Magalhães disse...

E da pequenina parte que me diz respeito, aceito os agradecimentos.
De qualquer forma, não é só a amizade que me faz "aturar-te", é também pelo facto de seres um gajo porreiro, culto, inteligente e amigo do seu amigo.
Um abraço forte

JFM