segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Película de 35mm Hauff - Pancola

Nos idos anos 50, o filme Hauff era um dos que se utilizavam lá por casa. Já que vos dei a conhecer o Fortepan no artigo anterior, não queria deixar de vos falar um pouco sobre esta película que já não existe e a que também não se faz referência em qualquer artigo publicado na net. Corri páginas e páginas e apenas apurei a informação que o fotógrafo polaco Adam Bién (1899-1998), trabalhou com este filme durante uma determinada época...
Sabemos que em Portugal, o importador e distribuidor era a firma F. Costa, Ldª., conforme pude observar no Almanaque Português de Fotografia, edição de 1958. O leque de produtos era vasto, com três químicos específicos para revelação de película, o Ortonal, de grão fino, o Atofin, de grão extra-fino e o Tanhol, concebido propositadamente para revelações em tanque; Dois reveladores para papel, um fixador rápido e uma solução reforçadora de cobre.
.
Como não sou de ficar contente com pouco, andei à procura de negativos no arquivo e descobri um dos filmes Hauff - Pancola, 35mm com precisamente 53 anos de onde scanarisei a imagem seguinte, livre de qualquer retoque.
.
Foto: VEIGA RAPOZO
.

Sem comentários: