sexta-feira, 30 de novembro de 2018

CASTELO BRANCO - UMA ALDEIA EM TONS DE CINZA

Fotografias para uma exposição que não vai acontecer nos tempos mais próximos.
Estava tudo preparado para levar estas e as fotografias que se seguirão sobre o tema, à aldeia de Castelo Branco. Seria isto um pretexto para não só descentralizar a prática e divulgação da arte fotográfica levando-a até ao local a minha leitura e permitir que os meus convidados para o Fest Photo Camp de 2019, fizessem as suas próprias interpretações. 
Iríamos permanecer onze dias em residência no local. Faríamos mostras fotográficas, mostraríamos aos residentes vários olhares em registos sobre papel, ensinaríamos aos pouquíssimos jovens ainda resistentes (26 crianças e adolescentes no censos de 2011 - agora muitos menos) e a todos os interessados, como funciona o processo fotográfico, incluindo a captação de imagens com a utilização de uma simples caixa de sapatos, uma lata de chá. ou de leite de bebé... Mostraríamos como com papel heliográfico e vapor de amoníaco se podem obter imagens criativas...
Mas a senhora presidente da Junta de Freguesia, na sua sapiência parola, não me deu resposta ao ofício enviado a 12 de Outubro do ano corrente e que aqui transcrevo.

Exmª . Senhora
Presidente da Junta de Freguesia de
Castelo Branco, Quinta das Quebradas e Estevais


Luis Raposo, fundador do Colectivo de fotografia “Efequatro”, e membro da Associação Fotográfica do Porto, tem promovido ao longo dos anos, vários encontros de fotografia, safaris fotográficos e exposições, sendo que a última colectiva realizada nesta região, o “PLANALTOFOTOGRÁFICO”, aconteceu em 2011 com o apoio da Câmara Municipal de Mogadouro, na Galeria do Posto de Turismo e na Galeria da Casa da Cultura, com a participação de vinte fotógrafos nacionais e estrangeiros e mais de duzentas fotografias.
Tenho uma ligação familiar e afectiva a esta aldeia de Castelo Branco, e, pelo facto de já estar programado um encontro de fotógrafos e vários eventos a decorrer entre os dias 15 e 23 de Junho de 2019, venho propor-vos que este se realize e tenha como centro de operações nesta povoação.
Para tal, solicito a essa Junta de Freguesia que nos ceda o espaço da antiga Escola Primária, água e luz, para a montagem dos laboratórios analógico e digital, reuniões de trabalho e workshops, e nos disponibilize o salão do edifício da Junta para acolher uma das exposições projectadas que inaugurará no dia 8 de Junho e encerrará a 11 de Julho de 2019.
Sendo que este evento é essencialmente cultural e que poderá vir a repetir-se anualmente se tal for do interesse dessa Junta, agradeço a maior atenção ao projecto proposto, e uma breve resposta a fim de podermos começar a divulgar o evento e o respectivo calendário de actividades.
Atentamente,

Porto, 12 de Outubro de 2018
Luis Raposo

Não obtive qualquer resposta até hoje, e sinto-me envergonhado por saber que esta aldeia e os seus habitantes que agora são muitos menos que os dos censos de 2011, nunca mais poderão usufruir de tão abnegada proposta. 
Mas vergonha maior e muito mais profunda, deveriam sentir os albicastrenses por terem confiado e eleito uma representante que não zela pela promoção da localidade, não cativa visitantes, não promove a cultura.





















 CASTELO BRANCO - PARTE 2:
CASTELO BRANCO - PARTE 3:
CASTELO BRANCO - PARTE 4


Sem comentários: