segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PEQUENO GLOSSÁRIO DE TERMOS DE FOTOGRAFIA

ABERTURA - Todas as objectivas possuem um sistema semelhante à pupila do olho humano, em forma de íris. O tamanho é variável e ajustado pelo controle número f/; quanto maior o número f/, menor é a intensidade de luz.
. ABRIR - Aumentar o tamanho da abertura do diafragma, com o propósito de aumentar a intensidade de luz. Para isso, devemos diminuir o número f/ utilizado. Exemplo: de f/11 para f/8. A operação inversa é Fechar o diafragma.
. ACROBAT - Aplicativo desenvolvido pela Adobe que gera arquivos PDF (Portable Document Format). Podem ser visualizados pelo Acrobat Reader em qualquer computador, independentemente do sistema operacional ou tipos de fonte.
. AE - Iniciais da expressão inglesa "Automatic Exposure Meter". Modo de exposição automática no qual a câmara estabelece tanto a velocidade do obturador como a abertura para obter a exposição em EV 0.
. AF - "Auto Focus" em inglês. A focagem do tema é feita automaticamente pela câmara, por meio de sensores infravermelhos.
. AF LOCK -Trava o comando do Auto Focus quando se deseja alterar a posição de foco do assunto central, ou de qualquer outro ponto.
. AJUSTE B (BULB) - Ajuste na escala de velocidades do obturador para mantê-lo aberto durante o tempo necessário para fotografar cenas com poucas condições de luz, por exemplo, durante á noite.
. AJUSTE DE CONTROLE DE EXPOSIÇÃO - (Bracketing): Método para fotografar a mesma cena com exposições maiores e menores que a indicada pelo fotómetro, com o propósito de obter imagem com exposição ideal.
. ALTERAÇÃO de Sensibilidade - Técnica que consiste em alterar, aumentando ou diminuindo a sensibilidade nominal do filme ou sensor, de acordo com as condições de luz da cena, para acentuar o contraste, ou aumentar ou diminuir sua escala tonal.
. ÂNGULO de visão - Amplitude que pode ser registrada por determinada objectiva; em função de sua distância focal. Quanto maior for essa distância, menor será o ângulo visual, e maior será o seu poder de aproximação.
. ARMAZENAGEM DIGITAL - Para armazenar arquivos de imagens digitais a médio e longo prazo, recomenda-se uso de meios como CD-R, ou Discos rígidos (HDs).
. AUTOMÁTICO Prioridades - Alguns modelos tem programas para fotos especiais identificados por imagens. É só ajustar no desenho correspondente que a máquina fará o resto. Consulta o manual da tua câmara para melhores informações.
. BALANCEAMENTO DE CORES - A acuidade geral relativa à reprodução das cores quando comparadas ao tema original. Os filmes são equilibrados pelos próprios fabricantes para o uso com fontes específicas de luz. Para luz solar usa Filme Daylight ou para luz incandescente como estúdios, shows, teatros ou concertos musicais usa Filme Tungsténio. Temos também programas de imagens com estes recursos.
. BALANÇO DE BRANCO - Recurso de correcção, por meio de colorímetro, disponível em câmaras digitais, destinado a pré-ajustar o equipamento em relação à fonte de luz utilizada (Luz do Dia, Fluorescente ou Incandescente).
. BIT - Unidade básica da informação. No sistema binário ou digital, podemos representar apenas dois valores: 0 (zero) e 1 (um).
. BITMAP - Imagem "bitmapeada" é aquela na qual registamos as informações (cor e posicionamento) de cada pixel, utilizando uma matriz bidimensional (mapa X/Y). Anacrónico de Bitmap, ou Mapa de Bits é o formato nativo do Windows, armazena os dados sem compactar a imagem, e pode ser lido em quase todos os programas que funcionam no Windows. Muito utilizado nas primeiras câmaras digitais, sendo gradualmente substituído pelo Tiff e RAW.
.
BMP - Formato de gravação de arquivo, difundido pela Microsoft/Windows, no qual as informações são gravadas utilizando o padrão "bitmap".
. BURST MODE OU CONTINUOUS MODE - Modo em que se fazem várias fotos sucessivamente.
. BYTE - Conjunto de 8 bits. Também conhecido como "palavra". 8 bits= 1 byte/1024 bytes = 1 KB/ 1024 kbytes = 1 MB/1024 megabytes = 1 GC/1024 Gigabytes = 1 Terabyte.
. CABEÇA de Rótula (Cabeça Panorâmica) - Dispositivo especial no tripé ou adaptável a este, que permite a fixação em qualquer ângulo da câmara, por simples aperto de parafuso, ou accionado por meio de punho.
. CABO de Sincronisação - Fio eléctrico que estabelece a ligação de uma unidade de "flash" à tomada no corpo da câmara.
. CANAIS DE MINILAB - Todas as impressoras de minilab possuem programas para corrigir desvios de cor e contraste em cada um dos negativos. Este sistema permite afinações desde o balanço de cor, slope under, slope over e slope ultra-over, para ajuste fino de contraste e densidade. Esses canais ainda apresentam a possibilidade de serem calibrados manualmente.
. CAPTURA DIGITAL - É o acto de fotografar com um aparelho, em que o filme é substituído por discos ou pela própria memória do computador. A captura digital pode ser feita através de câmaras ou scanners, tanto para cópias como para ampliações e possibilita também a scanerização directa de negativo ou diapositivos (slides) convencionais.
. CARTÃO CINZA - Um cartão que reflecte uma percentagem conhecida da luz que incide sobre ele. Em geral, tem um lado cinzento que reflecte 18% da luz e um lado branco que reflecte 90% da luz. É o Padrão utilizado para aferir a leitura de todos os fotómetros e flashmeters.
. CARTÃO DE ARMAZENAMENTO - Meio de armazenamento utilizado pelas Câmaras Digitais. Entre os vários modelos podemos citar: ATA PCMCIA, Smartmedia e Compact Flash.
. CARTÃO PCMCIA - "Personal Computer Memory Card International Association", cartão de memória de espessura e desenho semelhantes ao cartão de crédito. Usado em computadores portáteis e como acessório integrante de alguns sistemas de imagem digital.
. CCD - Charging Coupled Device -Sensor óptico empregue em scanners, câmaras de vídeo e digitais, que converte a luz incidente e seus pontos em sinais eléctricos, desenhando a imagem, digitalizando-a. O CCD pode ser de área, com duas dimensões (X/Y) ou em forma de linha.
. CINZA MÉDIO - Tom de cinza médio padrão com 18% de reflexão. Padrão de calibragem de todos os fotómetros.
. CIRCULO de CONFUSÃO - Disco de luz ou círculos luminosos da imagem, produzidos pela objectiva quando o objecto a ser fotografado não está perfeitamente focado. Também usado como padrão para medir o índice de resolução das objectivas por meio de microscópios digitais adequados, já que o olho humano não consegue distinguir entre um círculo de difusão muito pequeno - com diâmetro inferior a 0,25 mm e um verdadeiro ponto.
. "CLOSE UP” - Imagem maior que a normal obtida pelo uso de uma objectiva colocada mais próximo do objecto que o normal.
. CMYK - Na imagem digital, refere-se ao espaço de cor no qual são utilizadas as cores subtrativas: ciano, magenta e amarelo, aliadas ao preto. Padrão utilizado para imagens destinadas à impressão.
.
COMPACT DISK - Utilizado na imagem digital. Espécie de CD, que permite a gravação de dados.
. COMPRESSÃO de Arquivos Digitais - Processo no qual reduzimos o tamanho dos arquivos em bytes. Pode ser realizado com ou sem perda de informação. O método sem perda utiliza programas de compactação, que primeiro analisam os dados binários, e depois calculam a percentagem de compressão. O exemplo mais típico é o Winzip. O processo de compactação com perda utiliza sistema de algoritmos, que analisam a imagem. Estes algoritmos tendem a desprezar detalhes secundários da imagem, não perceptíveis ao olho humano, como é por exemplo, o clássico formato JPEG.
. CONTRASTE - Diferença entre as partes claras e escuras de uma fotografia.
. CONTROLE DE ABERTURA - O anel da objectiva ou da câmara (um botão, em alguns modelos que, quando rodado, ajusta o tamanho da abertura da íris no diafragma e modifica a intensidade de luz que incide sobre o filme).
. CONTROLE DE TEMPERATURA - Trata-se de variável crítica, tanto no processamento manual, como em minilabs e micro-processadores e tem influência imediata na imagem final. Apesar das processadoras possuírem sistema de termostatos, recomenda-se sempre aferir a sua respectiva temperatura com um termómetro de precisão. Siga sempre as especificações recomendadas pelos fabricantes dos processos utilizados.
. CONTROLE DE VELOCIDADE (do Obturador) - Controle que selecciona o período de tempo e a quantidade de luz a que o filme é exposto.
. CONVERSOR - (ou "Teleconversor") Lente auxiliar adaptável entre a objectiva original e o corpo da câmara, apresentando como resultado uma distância focal combinada maior do que a própria objectiva. A maioria dos conversores multiplica a distância focal por um factor de duas a três vezes.
. CROPPING - Processo de corte de uma imagem digital.
. COR SATURADA - Cor pura, sem qualquer mistura de cinza ou contaminação de outra cor.
. COMPOSIÇÃO - É o arranjo dos elementos de uma fotografia, o assunto principal, primeiro plano, fundo e motivos secundários visando harmonia e estética visual.
. DEFINIÇÃO - É a clareza nos detalhes e contornos. Depende da dimensão do menor ponto da imagem que pode ser gravado no filme por meio da objectiva que se utiliza. O índice de definição vai depender da sensibilidade do filme, da qualidade óptica da objectiva, dos métodos de fotometria e processamento da imagem.
. DIAFRAGMA - Dispositivo ajustável de laminas metálicas que formam uma abertura aproximadamente circular com diâmetro variável, para controlar a intensidade da luz transmitida pela objectiva.
. DIFRACÇÃO - Fenómeno que se observa quando a luz passa junto à borda de um corpo opaco ou através de uma abertura estreita de diafragma. A luz sofre um pequeno desvio ou deflexão, originando feixes de interferência, que, por vezes, é possível observar a olho nu, como manchas luminosas indefinidas. Este efeito é eventualmente perceptível quando se fotografa com diafragmas muito fechados.
. DIFUSÃO INTERNA DA LUZ - Luz reflectida dentro do corpo da objectiva, entre seus elementos ópticos, que produz marcas irregulares no negativo ou diapositivo, degradando a qualidade da imagem. Este efeito é minimizado com o tratamento de fluoreto, tornando as objectivas de coloração magenta, azulada ou outra, conforme o tipo de matéria-prima empregue.
. DISTORÇÃO Grande-Angular - Alteração na perspectiva causada pelo uso de lente grande-angular (distância focal pequena) muito próxima ao objecto. Os objectos aparecem esticados ou mais distantes do que realmente são.
.
DISPARADOR DE CABO - Acessório utilizado para reduzir as vibrações da câmara, quando se fotografa em baixa velocidade. Consiste num cabo fino fixado por uma extremidade ao botão disparador da câmara. O cabo insere-se em um tipo de borracha ou plástico flexível, ou de malha metálica, sendo accionando manualmente pelo fotógrafo.
. DISTÂNCIA FOCAL - Distância entre a objectiva e um ponto determinado, onde se forma a imagem focada de um assunto a grande distância, quando a objectiva está focada para o infinito. A distância focal de uma objectiva determina o tamanho final da imagem fotográfica. Em geral, quanto maior for a distância focal da objectiva menor será seu respectivo ângulo de visão.
. DISTÂNCIA HIPERFOCAL - A distância até o objecto mais próximo em foco, quando a objectiva é focada no infinito. Estabelecer o foco nessa distância, ao invés de no infinito, fará com que os planos mais distantes permaneçam em foco, além de estender a profundidade de campo a fim de incluir outros planos mais próximos da câmara.
. EIXO ÓPTICO - Linha imaginária que passa pelo centro óptico de um sistema de lentes ou objectiva.
. ESCALA TONAL - Descreve uma foto em Preto & Branco com uma grande escala de tons, desde o preto profundo até o branco brilhante, passando por muitas variedades de cinza.
. EXPOSIÇÃO - Tempo durante o qual a luz deve incidir sobre a emulsão fotográfica para formar a respectiva imagem. A exposição é controlada pela velocidade do obturador e pela abertura do diafragma seleccionada.
. EXPOSIÇÃO AUTOMÁTICA - Modo de operação no qual a câmara ajusta automaticamente a abertura, a velocidade do obturador, ou ambos, para produzir exposição ideal.
. EXPOSIÇÃO MANUAL - Modo não automático de operação da câmara no qual o fotógrafo estabelece tanto a abertura como a velocidade do obturador em função das condições de luz e do resultado pretendido.
. EXPOSÍMETRO - Instrumento dotado de célula fotossensível empregue para medir a intensidade da luz que é reflectida por um objecto. É usado para determinar a exposição correcta para obter uma boa fotografia ou impressão adequada. Conhecido também como Fotómetro.
. FACTOR DE AMPLIAÇÃO - Factor que exprime o aumento do tamanho da imagem em relação ao do objecto fotografado. O conhecimento do factor de ampliação apresenta por vezes a determinação do tempo correcto de exposição na fotografia a pequena distância, ou macrofotografia.
. "FLASH" AUTOMÁTICO - Tipo ou modo de "flash" electrónico com sensor fotossensível que determina a distância do "flash" para exposição ideal através da medida do retorno da luz reflectida pelo objecto.
. FLASH MANUAL - Tipo ou modo de operação do "flash" no qual o fotógrafo controla a exposição ajustando a abertura da objectiva em função da distância em que a cena se encontra.
. FLASH de Preenchimento - Também conhecido por flash de enchimento ou "fill in flash". Opera com carga reduzida para preencher áreas de sombras, preservando o efeito da luz ambiente.
. FLASH TTL ou Flash Dedicado - Neste modo ou função, o sensor electrónico é automaticamente desligado. O fotómetro efectua a leitura da cena a ser fotografada e comanda o flash para emitir a intensidade de luz necessária para iluminar adequadamente a cena.
. FILTRO - Vidro, acrílico ou outro material transparente colorido, usado diante da objectiva, com finalidades especiais, como acentuar o azul do céu, realçar as cores ou definir melhor os intervalos tonais da imagem fotográfica.
.
FILTRO DE CORREÇÃO - Filtro colorido colocado na objectiva para alterar o equilíbrio tonal da imagem preto e branco ou corrigir a predominância de cor emitida por determinada fonte de luz, natural ou artificial (Filtro de correcção de cores). Veja também "Kelvin".
. FILTRO DE DENSIDADE NEUTRA - (ND) - Filtro cinzento utilizado para reduzir a intensidade da luz sem alterar sua qualidade cromática. Emprega-se no uso de flashes a curta distância ou para filmes de alta sensibilidade em cenas com muita luz (Praia ou Neve). Também utilizado para produzir pouca "Profundidade de Campo" em cenas normais. Uso obrigatório em câmaras tipo DSLR.
. FILTRO POLARIZADOR - Há dois tipos: Linear, para objectivas mecânicas, e circular. É um filtro giratório, cujo efeito pode ser constatado directamente no visor. Elimina reflexos de superfícies não metálicas, como vidro, plástico, água etc. Usado também para dias ensolarados para escurecer e saturar o azul do céu. Empregue também para absorver o excesso de azul da luz solar, dar mais vida á vegetação e proporcionar maior saturação e separação das cores e tons de cinza. Utiliza-se unicamente com filme tipo Daylight, ou filme P&B convencional. Não produz efeito com sol a pino ou reflexos perpendiculares ao eixo da objectiva. Uso obrigatório em câmaras tipo DSLR.
. FOCAGEM POR ZONAS - Pré-estabelecimento do foco para fotos de acção, de modo que toda a área na qual a acção possa aparecer desfocada, fique perfeitamente nítida. Este recurso pode ser obtido manualmente ou programado nas câmaras tipo High Tech - DEPH.
. FOCO FIXO - Refere-se aos tipos de câmara em que não há possibilidade de ajuste da distância entre a objectiva e o assunto fotografado.
. FOLE - Parte flexível das câmaras, geralmente de médio ou grande formato, que une a objectiva ao corpo da câmara e serve para afastar ou aproximar a objectiva do plano focal. Há também o fole de extensão, acessório indispensável para micro e macrofotografia.
. FOTOGRAMA - Há várias definições: 1) Cada uma das imagens em um rolo de filme. 2) Fotografia sem câmara obtida por cópia de contacto de objectos colocados directamente sobre o papel fotográfico.
. FOTÓMETRO CENTRAL - Fotómetro de acção central. Medidor de exposição que trabalha através da objectiva, e mede os valores de luz de toda a cena, dando, porém, maior ênfase à área central do visor.
. FOTÓMETRO DE LEITURA INTEGRAL ou MATRIX - Dispositivo de medição de exposição com grande ângulo de visão. A exposição indicada é baseada na média de todos os valores de luz na cena a ser fotografada.
. FOTÓMETRO DE LUZ INCIDENTE - Fotómetro manual externo que mede a quantidade de luz que incide sobre o objecto ou cena a ser fotografada, apresentando a relação de aberturas e diafragmas adequados. Ver também Fotómetro de luz reflectida.
. FOTÓMETRO DE LUZ REFLETIDA -Fotómetro (manual ou embutido na câmara) que lê a quantidade de luz reflectida no objecto, apresentando a exposição adequada. Ver também Fotómetro de luz incidente.
. FOTÓMETRO PONTUAL - Fotómetro de acção restrita cujo ângulo de visão é estreito, utilizado para medir a quantidade de luz de uma pequena parte da cena fotografada.
. FOTÓMETRO TTL - Fotómetro de leitura directa através da objectiva (Fotómetro TTL). Fotómetro embutido que faz as leituras de luz directamente através da objectiva sobre o plano do filme.
. GRANDE ANGULAR - São objectivas cuja distância focal é menor que as objectivas normais - variando de 8 a 35 mm, ou seja, de Super Olho de Peixe a Angular Standard -, encontrando aplicação pratica em trabalho a curta distancia. Possuem grande ângulo visual - de 220 a 62 graus. Tem pôr função principal acentuar bastante a perspectivas fazendo com que os primeiros planos fiquem relativamente maiores do que os planos posteriores. São muito úteis para a fotografia de arquitectura de interiores, onde o espaço útil para fotografar é muito reduzido. A sua luminosidade, de um modo geral é bem menor do que as objectivas normais e a sua profundidade de campo muito ampla, não permitindo a não ser em casos muitos especiais, o foco selectivo. A definição, no entanto, é muito maior em comparação com as outras objectivas, pois diminuem a escala de reprodução.
.
GRANULAÇÃO - Também denominado por "Grão" Tamanho dos cristais de prata da emulsão dos filmes fotográficos. A granulação, proporção das partículas de prata, aumenta quanto maior for a sensibilidade do filme (medida em ISO) e também em função da proporção de ampliação do negativo.
. HALO - Fenómeno caracterizado por contorno com uma aura em volta da imagem revelada de uma fonte de luz intensa. Originado pelo reflexo interno da luz proveniente do suporte da emulsão.
. HALOGENETO DE PRATA - Componente sensível à luz presente nas emulsões fotográficas, compreendendo o cloreto, o brometo e o iodeto de prata ainda que também possam utlizar-se outros halogenetos.
. IMAGEM LATENTE - Imagem formada pelas alterações dos grãos de halogenetos de prata na emulsão fotográfica após exposição à luz. A imagem não é visível até que o processamento químico ocorra.
. ISO - Sigla da "International Standards Organization" (Organização Internacional de Padrões), substituindo os antigos padrões ASA "American Standart Association" (Associação dos Padrões Norte-Americanos), DIN "Deutsch Industrie Norm" (norma da Industria Alemã) e JIS "Japan Industrial Standart" (Padrão da Indústria Japonesa). Esta nova nomenclatura estabelece o seguinte princípio: Quanto maior o número em ISO, maior é a sensibilidade do filme. Exemplo: Filme de ISO 400 é quatro vezes mais sensível em relação ao filme de ISO 100, permitindo fotografar em condições de luz menos favoráveis. Veja também "valor ISO".
. JEPG, JPG - O Joint Photographics Experts Group é um dos mais populares formatos adoptados pela Internet, devido à boa taxa de compactação em 24 bits (16,7 milhões de cores), e permite escolher a taxa de compactação dos dados da imagem (quanto mais compactado menor a qualidade). Mantém arquivos pequenos com boa qualidade.
. KELVIN (K) - Unidade que exprime a temperatura de cor no Sistema Internacional de Unidades (SI). A escala Kelvin começa no zero absoluto (-273 C) e seus valores aumentam na mesma grandeza dos valores Celsius. Os valores Kelvin são empregues na fotografia para indicar a temperatura de cor e a sua respectiva dominância em função das diversas fontes de luz utilizadas.
. LATITUDE - Margem de erro possível de super ou sub-exposição sem alteração significativa da qualidade da imagem.
. LCD - As câmaras digitais, em geral, possuem uma tela LCD (Liquid Crystal Display) ou plasma que permite ao usuário visualizar, rever e apagar imagens armazenadas na câmara. Os melhores LCDs são o de matriz activa porque fornecem a imagem melhor definida.
. LENTE DE APROXIMAÇÃO - Ou lentes "Close Up".Lente positiva simples, em forma de filtro, colocada diante da objectiva para fotografar a distância menor do que a normalmente permitida pela objectiva em questão.
. LUMINOSIDADE - Refere-se à maior abertura de diafragma
. LUZ DISPONÍVEL OU EXISTENTE – Termo que designa luz relativamente fraca já existente no local onde a fotografia deverá ser tomada.
. LUZ POLARIZADA - Luz cujas vibrações electromagnéticas oscilam segundo um só plano. Em condições normais a luz não está polarizada, e suas vibrações electromagnéticas oscilam em planos diferentes. A luz reflectida por superfícies brilhantes não metálicas, que impede ver os pormenores e as cores, é frequentemente polarizada e pode ser controlada ou ainda eliminada mediante o uso do filtro polarizador.
.
LUZ PRINCIPAL - Principal fonte de iluminação, produzindo sombras dominantes, seja frontal ou lateral.
. LUZ REBATIDA - Luz indirecta produzida dirigindo-se o foco de luz para além do objecto e usando um tecto ou outra superfície para reflectir a luz sobre o assunto. O seu efeito é mais suave e menos brilhante que a luz directa.
. MANIPULAÇÃO DIGITAL DA IMAGEM - Técnica de modificar a imagem fotográfica original, através de programas especiais, produzindo novos resultados. A manipulação digital conquistou novos espaços na fotografia publicitária e editorial, simplificando seu processo e aumentando suas possibilidades criativas.
. MÉDIO FORMATO - Designação corrente das câmaras que utilizam filmes tamanho 120, produzindo negativos ou diapositivos em tamanhos 4.5 x 6 cm, 6 x 6 cm, 6 x 7 cm ou ainda 6 x 9 cm, apresentando como vantagem pouco índice de ampliação e maior definição de imagem.
. MICRO OU MACROFOTOGRAFIA - Técnica utilizada para reproduzir documentos, mapas, insectos, e outros minúsculos objectos. Este termo também é empregue, com pouco rigor, para a técnica de fotografar através de microscópios.
. MOVIMENTOS DE CÂMARA - Ajustes das posições relativas á objectiva e ao filme, com o que é possível controlar distorções geométricas da imagem. Recurso característico das câmaras de estúdio de grande formato, que apresentam ampla flexibilidade dos movimentos.
. NÚMERO "f/" - Nomenclatura empregue quando nos referimos à abertura do diafragma.
. NÚMERO GUIA (NG) - Escala para unidade de "flash" que pode ser utilizada para calcular a abertura correcta para uma determinada velocidade de filme e distância entre o "flash" e o objecto. O cálculo faz-se: NG = f/ (Abertura do Diafragma) X Distância
. OBJECTIVA - Sistema óptico da câmara capaz de captar e focar os raios luminosos de forma a produzir imagem nítida no plano do filme.
. OBJECTIVA MACRO - Objectiva capaz de fotografar na escala 1:1 (tamanho natural) ou em índices menores equivalentes. O termo também é utilizado para descrever qualquer objectiva adequada para fotografar objectos a pequenas distâncias. As objectivas macro ou micro conforme a designação de seu respectivo fabricante, também podem ser utilizadas em cenas normais.
. OBJECTIVA NORMAL - São aquelas que se aproximam do ângulo visual do olho humano. Possuem óptima luminosidade - em geral f/1.4, permitindo fotos mais dinâmicas em locais escuros - e controle satisfatório da profundidade de campo.
. OBJECTIVA ZOOM - Objectiva em que se pode variar a distância focal, aumentando ou diminuindo o seu respectivo ângulo visual.
. OBTURADOR - Sistema de cortina, lâminas ou outro tipo de cobertura móvel, para controlar o tempo de exposição da luz sobre o plano do filme. Os tipos mais correntes são: obturador central, obturador de plano focal ou de cortina, accionados mecânica ou electronicamente, conforme o modelo da câmara.
. OBTURADOR CENTRAL - Um dos dois tipos principais de obturador. Situado nas proximidades do sistema de diafragma, compõe-se de várias lâminas metálicas que se abrem e fecham quando se acciona o disparador, expondo o filme.
. OBTURADOR DE PLANO FOCAL OU CORTINA - Um dos dois tipos fundamentais de obturador utilizado nas Câmaras Monoreflex de pequeno ou médio formato. Situado um pouco adiante do plano focal, o obturador compõe-se de um sistema de cortina ou lâminas metálicas. Quando se pressiona o disparador, uma ranhura passa diante da zona da imagem, na horizontal ou na vertical.
. OBTURADOR CENTRAL - É aquele que opera entre dois elementos internos da objectiva.
.
PANNING - Técnica utilizada para "congelar" assuntos em movimento em velocidade entre 1/15 a 1/60, deixando seu respectivo fundo, desfocado, "riscado", criando a ilusão de movimento.
. PARALAXE - Refere-se á diferença de ângulo entre o campo de visão da objectiva e do visor, muito comum nas câmaras de telémetro. O ângulo percebido através do visor da câmara é diferente do ângulo "visto" pela objectiva.
. PARASOL - Acessório da objectiva, geralmente de borracha ou metal leve, cuja função é proteger a objectiva de luzes "parasitas" ou provenientes de zonas exteriores ao campo de visão, criando efeito de "halo", "ofuscamento", ou de neblina luminosa que deterioram a qualidade final da imagem.
. PENTAPRISMA - Dispositivo óptico de cinco lados utilizado no visor das câmaras monoreflex para corrigir a imagem de modo que aparece de cabeça para cima e na posição correcta da esquerda para a direita.
. PIXEL - Unidade que designa o menor ponto de imagem. Usada como medida de resolução para ecrãs de monitores, como do próprio tamanho final do arquivo de imagem.
. PLANO FOCAL - Plano sobre o qual a imagem de determinada cena fica nítida; em termos práticos é o plano em que se situa o filme fotográfico.
. PODER DE COBERTURA - É a maior área da imagem com total qualidade produzida por determinada objectiva. O poder de cobertura da objectiva é sempre maior do que a área do negativo para o qual foi concebida. Com excepção das objectivas para as câmaras profissionais de grande formato. Ver "movimentos da câmara" onde o seu respectivo poder de cobertura é muito maior.
. PODER DE RESOLUÇÃO - Propriedade de um sistema óptico (objectiva) de distinguir entre objectos muito próximos entre si, e a sua respectiva escala tonal.

Sem comentários: