segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O Meu Primeiro Ensaio com FORTEPAN

Quando há uns dias decidi comprar esta película muito querida por uns e tão contestada por outros, não fazia a mínima ideia do que poderia conseguir. Não havia muitos exemplos com imagens e portanto, parti para a compra de olhos fechados, sabendo apenas que o preço de cada caixa era mais barato que qualquer outra marca concorrente.
Depois, arrisquei ainda, calibrar o filme para 80 ISO em vez dos 100 indicados, porque lera algures que a característica da emulsão era muito dura...
Já gastei cinco rolos de 36 fotogramas, mas apenas revelei dois, ensaiando também com o revelador HC110 na solução B com 4 minutos e meio a 20ºC.
Nas instruções do fabricante, este revelador não é sequer mencionado, mas o resultado da minha experiência fica aqui apresentado.
Esta imagem em baixo é um crop de um reenquadramento do fotograma original. Não foi objecto de qualquer tratamento no photoshop, incluindo retoque e fica disponível com 2000pix de margem maior para que possas tecer as tuas próprias considerações.
Foto: LUIS RAPOSO

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas!

Pela imagem não posso avaliar bem, tinha que ser maior. Podia pôr aí uma critíca ao filme? Niguém melhor do que quem tem o negativo na mão...

Anónimo disse...

Parece ter um grão pronunciado. Mas funciona, e é o que interessa. ninguém melhor do que o detentor do negativo para postar uma crítica, por isso cá a esperamos.

Um Abraço

Pedro Pinheiro Augusto