quinta-feira, 30 de abril de 2020

ENVIA-ME UM POSTAL QUADRADO



...|...

Esta é a terceira vez que organizo e proponho uma grande mostra deste tipo.
Em 2012, com o “colectivo f4”, recebemos por correio tradicional mais de 180 postais que deram origem a duas exposições / instalação. Em 2018, foi a vez da “Galeria da Quinta do Ervedal” receber novas participações na segunda edição deste projecto de correio, que terminou com uma mostra entre 15 de Dezembro de 2018 e 22 de Fevereiro de 2019.
De forma a aumentar a participação de autores e diversificar obras para a segunda edição da “Bienal Quadrados” que se realizará em 2022, na “Galeria Geraldes da Silva” no Porto, surgiu este grupo.
Até lá, é nosso objectivo editar e lançar no próximo mês de Dezembro, um livro de 100 páginas com imagens das obras recebidas, fazer o lançamento de um segundo livro em Dezembro de 2021, e em 2022, expor todos os trabalhos numa instalação incluída na bienal.

In just over 24 hours, this “send me a square postcard” project has already brought together 97 members and the publication of 40 photographic images.
Thank you all very much.
This is the third time that I organize and propose a large exhibition of this type.
In 2012, with the “colectivo f4”, we received over 180 postcards by traditional mail that gave rise to two exhibitions / installations. In 2018, it was the turn of the “Quinta do Ervedal Gallery” to receive new entries in the second edition of this mail project, which ended with an exhibition between 15 December 2018 and 22 February 2019.
In order to increase the participation of authors and diversify works for the second edition of the “Bienal Quadrados” to be held in 2022, at the “Galeria Geraldes da Silva” in Porto, this group was created.
Until then, our goal is to edit and launch next December, a 100-page book with images of the works received, to launch a second book in December 2021, and in 2022, to expose all the works in an installation included in the biennial.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

PIETRO MOTISI






PIA RIVEROLA






PETER POHJOLA



NINA LEEN


QUINTA DO ERVEDAL - UM LOCAL SEGURO



A QUINTA DO ERVEDAL em Santa Marinha do Zêzere, Baião, é uma unidade de turismo de habitação que sempre nos recebeu principescamente.

Antigo local de apoio aos peregrinos de Santiago, data de 1743 e compõe-se de três edifícios.
Dispõe de piscina, capela, oito quartos duplos, salas de refeições, salas de convívio e jogos, sala para reuniões com equipamento multimédia e sala para pequenos banquetes e festas familiares, que é simultâneamente uma galeria de exposições temporárias.


terça-feira, 28 de abril de 2020

FRITZ HENLE







FILIPE CARNEIRO


FRANCISCO CARDOSO


EVE ARNOLD


EFI NOMIKOU


PHOTO CAMP - VIAGENS E SAFARIS FOTOGRÁFICOS

Percebi cedo, com inúmeras idas ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, como me sentia atraído pelo seu mar de pedras, as suas áreas montanhosas, a fauna e flora…


Adolescente, acampei muitas vezes nas suas chãs em noites gélidas entre o uivar dos lobos e o tropel de garranos.
Depois, aventurei-me munido de uma máquina fotográfica e alguns rolos de diapositivos, pelas serras Amarela, Soajo e Peneda, descobri o Barroso, a Cabreira e o Alvão…
Radiquei-me em Chaves e daí parti para novas descobertas, já nos anos oitenta. Substituí a Renault 4L por um ronceiro Land Rover 88 série 2ª, já cansado de duros trabalhos e maus tratos, mas que passou a ser a minha viatura de estimação e carro de todos os dias. Andava na estrada e quase sempre no monte, sofrendo as agruras dos habituais “Nove meses de Inverno e Três de Inferno” que caracterizam as serranias transmontanas. Fazia levantamentos de terreno, desenhava cadernos de itinerário, organizava passeios turísticos de todo-terreno, fotografava, apaixonava-me por aldeias, florestas e descampados… Descobri o Planalto Mirandês muito depois de percorrer os relevos de Montesinho, Coroa e Nogueira.


O velhinho 88 não tinha descanso, e chegou o dia em que teve que ser substituído por um Defender tdi; e os raides pelas terras altas do norte continuaram, transformados agora em safaris fotográficos…



Outros projectos levaram-me a Cabo Verde, aos Estados Unidos e ao Sul de Portugal, mas as terras do Norte eram a minha atracção, e desde 2004, primeiro com um Pajero Raly Art, e agora com um Terrano, recomecei a organizar saídas fotográficas fora de estrada por Trás-os-Montes, com um espírito de aventura revivalista, e à descoberta de locais mágicos que possam agradar aos meus companheiros de viagem.


São os PHOTO CAMP, e o próximo está já agendado para JUNHO de 2021, num percurso em linha com acampamentos e que terminará em Mogadouro.








Se te sentes cativado, faz já a tua pré-inscrição, pois as vagas são limitadas.





Em 2021, no dia 3 de Junho, encontrar-nos-emos  em Peredo da Bemposta para iniciarmos um percurso fora de estrada que só terminará no dia 6 em Mogadouro.
O número de viaturas participantes é limitada a cinco, e o custo de inscrição e participação é de 100,00€.
 O número máximo de ocupantes por viatura é definido pelo número de lugares indicado no respectivo livrete, sem custos adicionais.

.



domingo, 26 de abril de 2020

ERIC MARRIAN








ANNA BRESOLI