terça-feira, 28 de abril de 2020

PHOTO CAMP - VIAGENS E SAFARIS FOTOGRÁFICOS

Percebi cedo, com inúmeras idas ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, como me sentia atraído pelo seu mar de pedras, as suas áreas montanhosas, a fauna e flora…


Adolescente, acampei muitas vezes nas suas chãs em noites gélidas entre o uivar dos lobos e o tropel de garranos.
Depois, aventurei-me munido de uma máquina fotográfica e alguns rolos de diapositivos, pelas serras Amarela, Soajo e Peneda, descobri o Barroso, a Cabreira e o Alvão…
Radiquei-me em Chaves e daí parti para novas descobertas, já nos anos oitenta. Substituí a Renault 4L por um ronceiro Land Rover 88 série 2ª, já cansado de duros trabalhos e maus tratos, mas que passou a ser a minha viatura de estimação e carro de todos os dias. Andava na estrada e quase sempre no monte, sofrendo as agruras dos habituais “Nove meses de Inverno e Três de Inferno” que caracterizam as serranias transmontanas. Fazia levantamentos de terreno, desenhava cadernos de itinerário, organizava passeios turísticos de todo-terreno, fotografava, apaixonava-me por aldeias, florestas e descampados… Descobri o Planalto Mirandês muito depois de percorrer os relevos de Montesinho, Coroa e Nogueira.


O velhinho 88 não tinha descanso, e chegou o dia em que teve que ser substituído por um Defender tdi; e os raides pelas terras altas do norte continuaram, transformados agora em safaris fotográficos…



Outros projectos levaram-me a Cabo Verde, aos Estados Unidos e ao Sul de Portugal, mas as terras do Norte eram a minha atracção, e desde 2004, primeiro com um Pajero Raly Art, e agora com um Terrano, recomecei a organizar saídas fotográficas fora de estrada por Trás-os-Montes, com um espírito de aventura revivalista, e à descoberta de locais mágicos que possam agradar aos meus companheiros de viagem.


São os PHOTO CAMP, e o próximo está já agendado para JUNHO de 2021, num percurso em linha com acampamentos e que terminará em Mogadouro.








Se te sentes cativado, faz já a tua pré-inscrição, pois as vagas são limitadas.





Em 2021, no dia 3 de Junho, encontrar-nos-emos  em Peredo da Bemposta para iniciarmos um percurso fora de estrada que só terminará no dia 6 em Mogadouro.
O número de viaturas participantes é limitada a cinco, e o custo de inscrição e participação é de 100,00€.
 O número máximo de ocupantes por viatura é definido pelo número de lugares indicado no respectivo livrete, sem custos adicionais.

.



Sem comentários: