sexta-feira, 17 de agosto de 2018

SNAPSHOT


“FEST PHOTO CAMP”

Momentos


Um snapshot é o estrangeirismo que define uma fotografia que é um disparo espontâneo e rápido, na maioria das vezes sem intenção artística ou jornalística.

São portanto, instantâneos comumente considerados como sendo imperfeitos ou pirosos, muitas vezes fora de foco ou mal enquadrados e de composição duvidosa. Os assuntos comuns do instantâneo incluem os eventos da vida quotidiana, como festas de aniversário e outras comemorações, pores-do-sol, crianças a brincar, fotos de grupo, animais de estimação, atrações turísticas e similares.

O conceito de snapshot foi introduzido por Eastman Kodak, ao criar a câmara Brownie Box em 1900. A Kodak incentivou as famílias a usar o Brownie para capturar momentos no tempo e tirar fotos sem se preocuparem com a produção de imagens perfeitas. A publicidade da Kodak pediu aos consumidores que "comemorem os momentos da sua vida" e encontrem um "instante Kodak".

O termo snapshot aesthetic refere-se a uma tendência da fotografia de arte nos EUA com início no ano de 1963. O estilo apresenta tipicamente assuntos quotidianos aparentemente banais e enquadramento irreflectido. O assunto é frequentemente apresentado sem um vínculo aparente de imagem a imagem e, em vez disso, baseia-se na justaposição e na disjunção entre as fotografias soltas.

Neste conceito. Convido os interessados a apresentarem cinco imagens impressas no formato postal (10X15 centímetros), ou semelhante (em amplicópia), e participarem na primeira mostra colectiva “Momentos” que se realizará durante o “FEST PHOTO CAMP” de Junho de 2019.

Todos os equipamentos de registo fotográfico são permitidos e não há temas, assuntos, ou técnicas condicionados.

Para esta mostra privilegia-se o pequeno formato, pelo que as dimensões da fotografia impressa não devem ter a margem maior superior a 15cm.

As fotografias não devem ser reenquadradas ou trabalhadas em pós-produção, seja ela química ou digital.

No verso de cada uma das fotografias, deverá ser afixado um autocolante com o nome do autor, a data (ano) em que foi capada a fotografia, e facultativamente o equipamento utilizado.



Sem comentários: