sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Imagens Maltratadas...

A culpa é minha. Assumo o desleixo com que tenho prendado alguns trabalhos fotográficos do meu espólio.
Estas duas fotografias mereciam por variadíssimas razões ter sido melhor protegidas senão, muito mais acarinhadas. Uma das razões é que eu gosto delas. Gosto da mesma forma e com a mesma intensidade com que, neste primeiro exemplo me ocupei a conceber, a compor, a montar, a fotografar e, por não dispor de tempo nem condições, cedi o filme a um laboratório que, apesar de ser casa comercial não teve o brio suficiente para cuidar convenientemente a matriz; Esta mesma casa comercial realizou as provas de contacto no único documento que aqui está digitalizado...
Apesar de já não ter os negativos deste trabalho, a imagem impressa andou por aí perdida desde 1983. Encontrei-a hoje nas arrumações a que estou obrigado por mudança de instalações, talvez a décima terceira vez, se fiz bem as contas.
Mesmo tão maltratada, esta fotografia vai ganhar uma moldura; o filme de 35mm não morreu.
Foto: LUIS RAPOSO
1983
revelação e impressão
"Foto Águia" - Chaves
Esta segunda imagem é um bilhete postal aqui reproduzido em tamanho natural (27X9cm) em papel fotográfico impresso na Alemanha de uma edição da "Casa Aires". Não conheço a data, mas talvez algum dos leitores possa dar-nos uma pequena indicação de quando Viana do Castelo era assim...

2 comentários:

Adelino Marques disse...

E olha que merece bem uma moldura, pois a conjugação desses contactos são de uma beleza plástica fantástica.

tasjaber disse...

Deve ser de antes de 1976, o Coutinho ainda lá não está :D