sábado, 11 de julho de 2009

RIO Diverte-se nas corridas...

mas nunca prestou atenção a outras modalidades desportivas!
Este puto de 11 anos residente no Porto e que é também um dos dois únicos praticantes da modalidade de "Bike Trial" desta cidade (há outros dois em Gaia), está a participar no Campeonato Nacional, lidera a sua Clase e prevê-se que venha a conquistar o título de Iniciados (Open 1) na próxima e última prova a ter lugar na invicta, nunca mereceu a atenção da edilidade.
"Rui dos Mercedes" nunca se preocupou se havia ou não condições para que os jovens residentes na cidade que dirige praticassem desporto em modalidades que ele não conhece e em condições condignas para essa prática.
Falo do "Bike Trial", que apenas necessita de um espaço aberto com alguns obstáculos naturais e artificiais pouco ou muito pouco onerosos como rochas, bidons, manilhas de cimento, troncos de árvores, meia dúzia de paletes...
Foto: LUIS RAPOSO
.
Falo também das modalidades de "Freestyle" e "BMX" que são igualmente urbanas e praticadas por um elevado e crescente número de jovens do Porto que também não possuem espaços para a prática e progressão das suas habilidades...
Ontem, todos os ciclistas se acomodavam junto ao Edifício Transparente que pouco deve ao pomposo nome, enquanto o autarca se divertia a ver as corridas de automóveis.
Foto: LUIS RAPOSO
.
É certo que a construção de um parque de rampas é um pouco mais dispendioso, mas não vejo razão em não dotar a cidade com pelo menos um desses locais desportivos quando em vésperas de eleições se permite, como convem, asfaltar um elevado número de kms de artérias da cidade e mandar executar outras obras públicas que há muito já deveriam estar feitas.

Poderia falar também da malta dos skates que à falta de melhor, ocupa as rampas junto à Casa da Música, aquele calhau holandês que aterrou onde não devia...

O congénere e edil das Caldas da Rainha, há muito se preocupou com os jovens locais, mas o senhor Rio, gosta mais do roncar dos motores, do asfalto, das romarias "xaxa-Chic", desordenamento do trânsito, hoteis de charme e da desertificação da cidade...

O candidato tem os dois pés no Porto e faz muito bem, mas devia fazer melhor do que o que tem feito.

Foto: HENRIQUE RAPOSO

2009 - Caldas da Rainha

1 comentário:

José Fernando Magalhães disse...

Meu caro amigo Luís Raposo,

No teu "post" vejo muitas verdades com que concordo, e algumas coisas com as quais discordo.
A necessidade de dotar a cidade de infraestruturas para que os jovens residentes possam praticar as suas modalidades em condições dignas. Faltam muitas dessas infraestruturas, a muitos níveis, para as mais diversas práticas desportivas. Certo que o "Bike Trial" tem 4 (quatro) praticantes nas cidades de Porto e de Gaia, e por aí, não haveria edil que se preocupasse com eles. Já as outras modalidades urbanas poderiam e deveriam ter apoio que não têm tido. Não é no entanto razão para denegrir das modalidades que não são do teu agrado, mas que o são de grande maioria dos cidadãos da área metropolitana.
Corridas de automóveis, de aviões, de bicicletas, de motas, de pessoas a pé, são todas de louvar e dignas de apoios da edilidade.
Falando de modalidades que o Presidente da Câmara desconhece (palavras tuas), e que portanto não apoia, talvez que o melhor seria dar-lhe a conhecer essas modalidades, para depois, com propriedade o criticar ferozmente, e nessa altura terias a totalidade do meu apoio.
O Presidente da Câmara do Porto, deveria ter feito mais do que já fez pela cidade do Porto, mas, a julgar pelas sondagens de opinião, fez mais do que muitos dos seus antecessores, pelo que merecerá um pouco do benefício da dúvida, e esperança em que faça mais e melhor.
Talvez que precise que o relembrem das minorias existentes na cidade, e se assim for, o nosso dever ( de todos nós) será o de o relembrar-mos do que por cá há.

Um forte abraço

JM