segunda-feira, 1 de outubro de 2018

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO


No ano passado, em 2017, o Laurindo Almeida apresentou o projecto 504 do OPP (Orçamento Participativo Portugal). O Porto, o país e a fotografia ficaram a perder, porque os votos não foram suficientes. Agora, em 2018 há um grupo de iluminados que tiram da fotografia proveito directo, e que provavelmente se abstiveram de votar nesse abnegado projecto, a propor coisa menos interessante mas especialmente rentável para os promotores.
São onze os comerciantes que pretendem usufruir de 200000€ do erário público para promover os seus negócios. Dizem, escondendo a realidade,que pretendem na sua proposta, organizar "nos próximos dois anos, do “Mês da Fotografia no Porto”, através de um circuito expositivo que envolve cerca de dez espaços", duas galerias dos mesmos proprietários,uma loja de artigos fotográficos usados,uma joalharia, uma academia,um bar,um instituto,uma agência de viagens com café...
Sim, é um facto que muitos dos proponentes são oriundos de escolas de artes, tal como o Laurindo (ESBAP), mas não é verdade o que aparece na proposta, que "Os proponentes desta proposta são fotógrafos e/ou desenvolvem há muitos anos atividades ligadas à fotografia nas suas várias expressões." Muitos anos é um plural estranho que não quantifica o tempo... Seis anos já é muito tempo?
Enfim... Isto tudo serve para dizer que o Porto tem aquilo que merece.

Sem comentários: