quinta-feira, 17 de julho de 2008

POSTAL ILUSTRADO

Já há algum tempo que não colocava nada neste espaço... Mas aqui estou de novo com um convite de participação colectiva. Penso que todos já ouviram falar e sabem o que é a ARTE POSTAL. Pois eu sou um adepto desta particular forma criativa de fazer e divulgar arte. Arte Pop, Dadá, não interessa o rótulo porque arte é apenas isso, e correntes é o que mais há a prenderem-nos a criatividade e os movimentos, essa enorme liberdade que nos é própria da espécie, mas que muitos teimam em estrangular. Arte é tudo. Tu és Arte. Aquilo que fazes é Arte. Podes não dar conta disso, pode ser que os teus amigos não o entendam como tal, pode ser até, que essas mesma pessoas de tão eruditas que sejam, tenham um conceito um pouco deturpado e convecionalmente elitista que Arte é coisa diferente, é coisa para Artistas, gente estudada e cursada em academias próprias e devidamente reconhecidas pelo poder institucional, esse poder matreiro e capitalista... Já pensaste que essa maltosa só reconhece uma obra como Arte quando ela se pode transformar em capital? Se te dá lucro é Arte, e o seu criador é artista se se submeter aos interesses do público pagador, ou se satisfizer as vaidades de umas quantas centenas de ricos ignorantes que orgulhosamente ostentam um quadro deste ou daquele consagrado criador que antes de o ser já o era, mas que a mesma escumalha deixou morrer na miséria porque não o reconheceu a tempo e horas... Estavam distraídos, coitados... Lastimam imenso mas compram agora porque é um bom investimento. Considerações à parte, venho pela segunda vez neste blog fazer um convite para que partilhem comigo o vosso trabalho, para que recebam em troca, única e exclusivamente o meu trabalho. ENVIAS-ME UM POSTAL 15X9,5cm E EU ENVIO-TE OUTRO. Não interessa se o meu vale mais que o teu nas cotações de mercado. ISTO NÃO É UM MERCADO. Isto é uma espécie de jogo, uma apoximação de pessoas, um início de amizades... Eu colecciono e tu também. As obras veem pelo correio com esse tempo de espera que nos sabe bem e faz aumentar a surpreza. Trazem selo e carimbo e o cheiro da tinta... Trazem cola e textura, trazem o prazer de se deixarem manusear e sentir... Em cartão, madeira ou plástico, desenho, texto ou fotografia, imagem simples, singela e pura, ou provocante, crítica, mordaz, não importa. Erótica ou obscena? Que interessa? Está bem... Aceito tudo em formato 15X9,5cm. Toma isto como convocatória e participa. Contacta-me por aqui ou para o mail EnviArTe@aeiou.pt e forneço-te a morada para onde deves fazer o envio. Por cada postal recebido, recebes outro e quando decidires, colocas na parede, promoves uma exposição ou editas um livro... Isto são coisas que eu poderei fazer com os vossos contributos.

Sem comentários: