sábado, 3 de maio de 2008

Um homem com visão

João Baptista é um homem sério, tem visão e assume a responsabilidade deste evento que infelizmente chega mais rápidamente ao conhecimento de estrangeiros que ao dos portugueses que também fazem fotografia.
Acabei de chegar de Chaves e foi aí, em plena Rua Direita que, em conversa com um turista galego tomei conhecimento desta terceira edição do certame.
Como penso mais no meu país e nos meus conterrâneos que nessa treta global, não podia deixar de vos alertar aqui que o prazo de inscrição neste concurso está quase a finalizar.
Se queres participar num bom concurso fotográfico, CONSULTA: http://www.festimage.org/index.php?gc=pag_1081
e increve-te em: http://www.festimage.org/
A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR
Afinal havia outro... o Organizador não é a Câmara Municipal de Chaves e João Baptista só tem a visão de outro político qualquer; quem tem olho, é César. Quem viu a necessidade de promover não a fotografia, mas a localidade, foi César. A Fotografia é um pretexto e César sabe-o bem; é ele e não a Câmara o Organizador do "Festimage" e aqui fica o meu pedido de desculpa pela anterior informação. A Câmara Municipal arca com as despesas, o contribuinte paga...
Afinal João Baptista não tem visão nenhuma. J. B. é vesgo como outro político qualquer.

1 comentário:

J. B. César disse...

Agradeço a alusão que faz ao Festimage. Apenas lamento o tom jocoso e pretensamente irónico que utiliza.
Diz que se “criou um cartaz para um concurso português mas só te dá o texto na língua de Camões por especial favor”...
Ora, se se trata de um evento internacional – onde, nas edições anteriores, já participaram pessoas de 84 países –, não consigo descortinar o inconveniente de se usarem línguas estrangeiras (conjuntamente com a portuguesa) na sua promoção e divulgação. Tem alguma sugestão menos “estrangeirada”?
Diz também que o Festimage “infelizmente chega mais rapidamente ao conhecimento de estrangeiros que ao dos portugueses que também fazem fotografia”. Sim. Isso é verdade. Mas sabe porquê? Porque a generalidade dos meios de comunicação portugueses e os sites dedicados à fotografia nacionais ignora, simplesmente, os “emails” que, repetidamente e ano após anos, lhes fazemos chegar com a notícia do nosso evento. E sabe para quantos meios de comunicação e para quantos “sites” portugueses de fotografia enviamos os nossos “emails”? É simples – enviamos para todos. Pois. É isso, para todos.
Mas a surdez “nacionalista” perante o Festimage não se limita aos jornais, às rádios e às televisões e aos “sites” de fotografia. A nível institucional pratica-se o mesmo “patriotismo”. Dou-lhe só um exemplo. O Centro Português de Fotografia recusou-se a divulgar o Festimage na sua página Web. E ainda se deu ao trabalho de nos escrever um extenso “ofício” a justificar a sua postura. Por sua vez, o “Ayuntamiento de A Coruña”, na Galiza, na sua página oficial, divulga – todos os anos – o nosso evento. E fá-lo só porque lhes enviamos um simples “email” a dar-lhes conta do nosso evento.
Se calhar é por isso que um cidadão galego sabia da existência do Festimage e você o ignorava.
E será por esta e por outras que ano passado houve 368 concorrentes de Espanha e só 165 de Portugal.
E, para terminar, informo-o de mais um dado estatístico. Este ano, até ao dia de hoje, 11 de Maio, através das nossas pesquisas, detectámos que 131 “sites” divulgaram ou fizeram referência ao Festimage. De entre todos eles sabe quantos são os portugueses? Dez!
Com os melhores cumprimentos.
J. B. César
Organizador do Festimage