quinta-feira, 25 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO

.
"ABSTRACTO CONTEMPORÂNEO"
ALEX MILESI (Brasil)
“Desde Man Ray, no início do século XX, o campo da fotografia tornou-se um território de experimentações que ainda é pouco explorado, além da representação do real. Alex Milesi propõe um passeio através de paisagens abstractas: linhas, formas, texturas delineadas por uma luz quase fictícia. Instiga-nos a querer ver mais, além do recorte do olhar. Afinal de contas, o que vemos?
Uma das questões que nos leva a pensar a fotografia no contexto da arte contemporânea é a sua aceitação como arte desde a sua invenção. É preciso aceitar uma nova realidade da imagem, aparentemente próxima, mas muito diversa daquilo que as pessoas acostumaram a chamar de fotografia, já que ainda hoje, a fotografia está associada directamente às ideias de registo, de representação do real.
O que dizer então sobre fotografia abstracta? A fotografia abstracta renúncia e nega a figuração. A ideia não é original, ao contrário, há cerca de cem anos, fotógrafos e artistas produziam fotografias abstractas. As “rayografias” de Man Ray são composições abstractas, e únicas. Alexander Rodchenko, e László Moholy-Nagy, no Construtivismo Russo ampliaram o universo da fotografia enquanto arte.
Pintores abstraccionistas usavam a fotografia como recurso para novas experimentações. Assim, não podemos mais pensar na fotografia apenas como contexto de representação, nem tampouco arraigada aos conceitos da modernidade do século XX. Devemos pensá-la sob a óptica do fazer na contemporaneidade e percebê-la como resultado da produção do homem coerente com o seu tempo, aberto a todas as possibilidades do olhar, fazendo uso de todos os recursos que a tecnologia oferece e mantendo a sensibilidade inerente ao artista, condição fundamental para que a imagem, a obra, torne-se significativa.
No passeio pelas abstracções de Alex Milesi, a curiosidade instiga querer saber sobre a realidade dos objectos: o que realmente foi fotografado? A figuração não é identificada, permanece secreta.
Alex Milesi vive e trabalha em Caxias do Sul, no Brasil.
.
Cocktail de Inauguração: Sábado, 27 de Agosto, pelas 19:00hs Patente até 09 de Setembro de 2011, de Terça à Sábado.
.
Colorida Galeria de Arte
Costa do Castelo 63, Lisboa
.

Sem comentários: