"Apesar de existirem vários formatos, à escolha, para quem se dedica à fotografia, as estatísticas têm mostrado ultimamente uma preferência declarada dos amadores pelo 6 X 6 e pelo pequeno formato. Chega-nos agora da célebre «Meopta» (Praga/ Checoslováquia) uma máquina fotográfica para os dois formatos referidos, e de focagem pelo sistema reflex sobre vidro despolido. A objectiva do visor é uma anastigmá-tica f:3/80mm, que produz uma Imagem clara e nítida. A objectiva fotográfica é uma B e la r f :3,5/80 mm, anastigmática de 4 lentes com elevado poder de resolução, e bem corrigida para fotografia a cores. A modificação da FLEXARET IVa para fotografar no formato 24X36mm é extremamente simples, pois basta colocar no aparelho o respectivo guia da película e adaptar os prolongamentos para os eixos da bobina. A película pode ser enrolada no eixo normal fornecido para este formato, ou num carregador de 35mm — e não é reenrolada. O vidro despolido do visor tem já gravado o enquadramento para o formato 24X36. O obturador é um Prontor SVS (até 1/300 seg), sincronizado, e com disparador automático. O botão de enrolamento da película tem um disco indicador do formato usado e da rapidez da película. A máquina tem segurança contra dupla exposição, podendo no entanto — para trucagem ou efeito especial — efectuar-se uma fotografia dupla no mesmo negativo. A escala de focagem possui um indicador de profundidade de campo que, todavia, pode ser determinado aproximadamente no vidro despolido do visor. Para fotografias rápidas pode ser utilizado o visor desportivo, de quadro."
Em
"Almanaque Português de Fotografia" - 1958
.
E este artigo agora e porquê?
Porque pode acontecer que apareça no próximo sábado uma destas câmaras na feira de usados que vai ter lugar no CPF. http://www.cpf.pt/PDFs/BolsaMaterialFoto.pdf
1 comentário:
Infelizmente Sábado não vou poder ir. Mais que uma ocasião onde se pode ver tocar e sentir o passado, é um convívio onde se encontram pessoas com uma coisa em comum - A fotografia.
Enviar um comentário