Em dia de nevoeiro no Porto e num jardim que não se chama assim.
O Cardeal tem rua, mas o jardim não tem o seu nome; aliás, o jardim não tem nome nenhum...
Mas quem era este Cardeal?
Podes procurar na net e entre tudo e que descobrires, verás que este homem era conhecido pelo zelo, pela caridade, a sua bondade e no respeito pela dignidade dos pobres e na imediata resposta aos problemas da região.
D. Américo presidiu à Comissão de Socorro às famílias das vítimas do incêndio do Teatro Baquet. E, porque também, se não mais importante, protesta com uma Provisão (19-2) no caso do Ultimato Inglês de 11-01-1890 reveladora do alto perfil de patriota consciente da sua missão e, "dando remédio" às necessidades da sociedade contemporânea, cria na diocese uma subscrição do clero a favor da defesa nacional.
Este urinol público, não foi projectado pelo Cardeal mas é útil no local. Tal como outros elementos arquitectónicos da cidade, não escapou ao vandalismo do spray, complementando o desleixo de proprietários imbecis, autarcas vesgos e inoperantes, polícias desleixadas e negligentes e uma população passiva e amedrontada, incapaz de dar dois tabefes a meliantes desordeiros, pela simples razão que a justiça os recriminaria e puniria...
Foto: LUIS RAPOSO
Câmara Nikon F301 com Nikkor 20mm UD
Película Agfa Pan 100
Revelador Kodak D-76
Digitalização em Nikon Coolscan III
Foto: LUIS RAPOSO
Câmara Nikon F301 com Nikkor 20mm UD
Película Agfa Pan 100
Revelador Kodak D-76
Digitalização com Nikon Coolscan III